terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Natal com Jazz 2011
Festa chega a sua quarta edição, animando o natal dos pessoenses ávidos por uma ótima programação cultural
Suave ou eletrizante, suas imprevisíveis improvisações buscam infinitas possibilidades de trocas e misturas. Filho requintado da herança africana na América, o Jazz é talvez a música mais universal que existe.
No momento em que somos bombardeados pela mídia, que impõe ao grande público, músicas de qualidade contestável; a falta de espaço para a difusão da boa música, e o desconhecimento por parte do público em geral de estilos erroneamente considerados elitistas, vêm limitando o acesso ao Jazz.
Para atender aos olhos e ouvidos pessoenses mais aguçados, curiosos por manifestações artísticas e ávidos por boa música em geral, surge o evento Natal com Jazz, em sua quarta edição.
Um evento para desmistificar o Jazz e alimentar os jazzófilos de plantão, que cansaram dos Natais passados em que todos ceiavam e não encontravam opção a altura que o fizessem sair de casa, para dar continuidade ao clima que essa data merece.
Para 2011, a festa permanece no ponto mais oriental das Américas em João Pessoa, mantendo o nível da festa e cultuando a melhor vista que se tem da cidade. Com destaque para as músicas instrumentais com programações eletrônicas, esse ano participam do line-up os DJs Guirraiz e Furmigadub, fechando com a experiente e prata da casa, Néctar do Groove, grupo formado pelos suiços Stpehan e Peter Buhler.
História

2008
2009

2010
 
O Real Futuro Antigo (PB)

Foto: Rafael Passos
Grupo idealizado pelo DJ Guirraiz (que trabalha com Sacal, Beto Brito e Afronordestinas, entre outros), o Real Futuro Antigo é um trio com formação não-usual (toca-discos, guitarra e percussão) que funde diversas tendências num som único - partindo das batidas graves do rap, passando pelo turntablism (vertente da música eletrônica que põe o toca-discos em primeiro plano), pelos ritmos regionais e pela  bass culture mundial. Tudo isso calcado  no som instrumental e nas experimentações sonoras, sejam eletrônicas ou orgânicas. Além do DJ Guirriaz o grupo conta com Fabrizio Comz na guitarra e eletrônicos e João Cassiano (Nomade Riddin’ / Tribal Brasil) nas percussões e eletrônicos.


Parahydub (Suiça/PB/SP)


O Parahydub é um coletivo de músicos atuantes em João Pessoa que se reúnem periodicamente ocupando algumas casas do centro histórico da cidade com Jam Sessions improvisativas, a partir do trabalho com a música eletrônica. O DJ Fabiano “Furmiga“ é o responsável pelas programações e efeitos digitais que mesclam ritmos como côco, ciranda e carimbó com o dub jamaicano. Stephan e Peter Buhler (Néctar do Groove) apresentam seus ritmos e temas livres no sax e percussão, respectivamente. O baixo sempre conta com algum convidado sendo o último Xisto Medeiros, renomado contrabaixista paraibano. Na guitarra, o mago Alex Madureira completa o time, assegurando uma formação muito competente e que vai encher os ouvidos do público.


Néctar do Groove (PB/SUIÇA)

O grupo que nasceu em outubro de 2006, em clima experimental de Jam Session, começou a aperfeiçoar o som instrumental, resultando em uma mistura de Jazz, Funk e Afrobeat, apoiadas nas fortes raízes da música nordestina.
A inusitada instrumentação, com forte apelo percussivo, abriu caminho para um conceito rítmico e harmônico que deixa muito espaço para improvisação.
Néctar do Groove é formada por músicos com bastante experiência na área. É o caso dos irmãos Suiços Stephan Thomas Bühler, no Sax, (também Chico Correa & Electronic Band, ex Os Mano, ex-Unidade Móvel) e Peter Bühler, Percussão/electronic sounds (ex Unidade Móvel). Cristiano de Oliveira,Viola/Violão, já fez parte do grupo “As Parêa”; Orlando Freitas (Baixo) já foi Chico Correa & Electronic Band, ex-Cabruêra, ex-Aero Trio; Victor Ramalho, Bateria/Percussão, também é Seu Pereira e o Coletivo 401 e Marcelinho que incorpora um novo elemento à banda, a guitarra.
Alem de composições próprias como Afrojam, Terra, Rosa, Vôo da Viúva o repertorio inclui alguns clássicos de grandes mestres da “world music” como Manu Dibango e Eumir Deodato, sempre com o inconfundível e marcante “tempero” da música nordestina.
Entre a vasta gama de shows e apresentações, o grupo já passou por palcos como o do Encontro para a Nova Consciência de 2011 - que acontece durante o carnaval em Campina Grande - no Festival República Blues - em Brasilia - e duas vezes no Natal com Jazz, festa também reconhecida na cena jazzistica da capital paraibana.

Temos então todos os ingredientes para que o Natal com Jazz seja o evento mais charmoso do final do ano, temperado com o som forte da música nordestina e mundial. Evento mais do que merecido e esperado para uma cidade em ascensão constante como João Pessoa.
O evento é uma realização da Parahybólica Produções, que tem como identidade eventos que primem pela difusão da cultura e não um simples entretenimento; “A idéia é extrapolar o entretenimento e privilegiar a cultura”.
O Natal com Jazz acontecerá na noite da véspera de Natal, dia 24 de dezembro, a partir das 23h, no Pontal da Música, situado ao final da praia do Cabo Branco em João Pessoa. O cartaz – que já levou a assinatura de artistas renomados como Shiko e Jonathan Falcão – agora recebe os traços conjuntos de Krysna Nóbrega e Gigabrow, designers já reconhecidos na cena cultural pessoense.
Uma das coisas pelas quais a Paraíba é conhecida é pela excelência de seus músicos e artistas, de um modo geral. Mas surpreende, sobretudo, se levarmos em conta que aqui o forró dá as cartas e a produção fica bem aquém do esperado. No meio deste Sertão de ”show business” mal-cuidado, o Natal com Jazz surge como vitrine para cumprir o papel de difusor de novos talentos da música instrumental paraibana e opção certeira para oferecer ao público pessoense, na véspera de Natal, um espetáculo de encher olhos e ouvidos.
+ Natal com Raggae
A entrada conjunta com o Natal com Raggae – evento associado – será de R% 15,00, um combo promocional que dá direito a entrada nos dois eventos.
 Serviço:
Natal com Jazz 2011
  • Real Futuro Antigo (DJ Guirraiz e Convidados)
  • Parahydub (DJ Furmiga e convidados)
  • Néctar do Groove (PB/Suiça)
Data: 24/12, pós ceia natalina
Local: Pontal da Música (Final da praia do Cabo Branco)
Ingresso: R$ 15,00 (combo-promocional, acesso também ao Natal com Raggae)
Produção e Assessoria
Gerson Abrantes | Produção e Assessoria Executiva
(83) 8896-6021 | gerson.abrantes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário